sexta-feira, julho 2

Viagem do sonho

Trocando e-mails, uma amiga e eu falávamos sobre a Chapada Diamantina, pra onde ela talvez vá em outubro, de férias. Estive lá há exato um ano, vivi dias fantásticos e fiz várias fotos lindas graças aos cenários - não a mim. Num dado momento ela perguntou qual seria a minha "viagem do sonho", um tema que eu nunca tinha pensado sobre, mesmo trabalhando com viagens.

"Olha, eu não tenho uma 'viagem do sonho'.

Mas calma, é uma questão de conceito. Explico: 'do sonho', pra mim, tem conotação daquilo que é platônico, daquele sonho de criança de ser jogador de futebol, aquela coisa meio inatingível, utópica. E agora, trabalhando com turismo, eu percebi que se a gente realmente se propuser a fazer uma viagem, no sentido de programação, planejamento, economia de grana, pra onde quer que seja, a gente viaja, pois os lugares estão aí, acessíveis...


(Pausa de alguns instantes)



(Construindo o pensamento)


Então, pra mim, a viagem do sonho não tem relação apenas com o destino, aquela coisa de 'meu sonho é ir pra Índia', 'meu sonho é viajar pra Fernando de Noronha', 'meu sonho é viajar pra Paris'. Índia, Fernando de Noronha e Paris estão aí. Acho que a minha viagem do sonho seria pra algum lugar de praia, daqueles paradisíacos, escondido em algum canto da Jamaica, naquela ilha do Pacífico, onde eu pudesse ficar confortavelmente instalado numa cabana ou numa casa de pau à beira-mar, com uma varanda, para acordar e ir me espreguiçar nessa varanda, olhando pro mar azul e pra areia branquinha, vendo os pescadores voltando do mar, tirando os peixes dos barcos coloridos, eu sem nenhum tipo de programação. Acordar, olhar pro mar, dar uns passos até a areia, me fazer entender pra algum nativo que pudesse me falar sobre algum lugar bonito para se caminhar até...

E aí é que eu acho que entra a utopia que faz dessa a minha 'viagem do sonho': eu gostaria de estar inserido nesse contexto sem estar 'preso' aos compromissos do mundo real. Ou seja, se fosse uma viagem de férias, eu saberia, lá no fundo, que dali há algumas semanas eu estaria de volta pra onde quer que fosse. Se estivesse passando um feriado prolongado, eu saberia que dali há três ou quatro dias eu estaria de volta. E na minha viagem do sonho eu gostaria de estar em total liberdade.

Será que é pedir muito? "
















Vista da minha varanda
.

2 comentários:

Unknown disse...

Nao e' pedir muito nao, essa "utopia" que voce se referiu e' bem real e esta mais proxima do que voce imagina.

Anônimo disse...

Muito boa narrativa e escolha perfeita para a viagem dos sonhos!!!
Bjs
Imã!