sexta-feira, agosto 18

Só faltam dois!

Certa vez, um colombiano me perguntou se eu conhecia a Amazônia, Foz do Iguaçu e o Rio de Janeiro, três dos principais cartões-postais do Brasil. Me senti um tanto constrangido com a minha negativa. Afinal, estes são lugares que todos deveriam conhecer um dia, principalmente nós, brasileiros. Não à toa, muita gente pisa nas terras verde-e-amarelas afim de conhecê-los. À toa, muitos brasileiros desembarcam pelo mundo sem nunca tê-los visto.
Eis que nesse fim de semana eu estive no Rio e vi que a cidade é bacana mesmo: ruas arborizadas, bairros interessantes, gente bem humorada e assim por diante. O almoço seguido de fim de tarde no Arpuador foi show de bola.
Falando em bola, o jogo do Flamengo no Maraca contra a Ponte decepcionou pela qualidade, mas a tradição do maior do mundo sempre valerá o passeio. Interessante dizer que, mesmo com apenas 18 mil pessoas no estádio, a principal torcida organizada do mengão fez um barulho razoável, já que a cobertura do Maracanã meio que não deixa o som se perder no ar, ao contrário do que acontece no Morumbi. Só pra constar: eu já havia estado no Maracanã um vez, em 2002, na semi-final do Brasileiro. Dez mil corintianos lá. Perdemos de um a zero com gol de Romário e com pênalti perdido pelo pançudo do Guilherme!
Calçadas e areia sujas, a praia de Copacabana foi a única decepção da viagem. Me pareceu decadente. Na segunda-feira de manhã, dia em fomos embora, um português foi morto a facadas lá, por um cara que queria roubar a mochila dele. E pensar que, em Copacabana, eu andei o tempo todo com a minha mochilinha de paulista nas costas.
O saldo foi bem positivo, voltarei quando puder!








Almoçar olhando pra isso... Sou mais um churrasquinho grego na Sé.

5 comentários:

Mari disse...

Pra mim faltam as cataratas... e a Amazonia por dentro, porque só fui a Manaus. Mas é provável que antes disso as areais cariocas nos vejam de novo, certo? Ai, Pedra da Gávea, um dia corro sobre você e me jogo na Cidade Maravilhosa (sem mochila)!

PS:"Deixei meu coração no Rio. E minha carteira tb... hehe"

Anônimo disse...

Quando voltar, terá que conhecer as iguarias desta província cedida ao índio Araribóia (história controversa que poderá conhecer por aqui, caso já não tenha se deparado com ela)

Bjão!!
Malu

*PS: E não deixe de passear pela Lapa!

Anônimo disse...

Que bom que vc conheceu a Cidade Maravilhosa! Eu diria que é mesmo um lugar obrigatório pra se conhecer, ainda mais um brasileiro. E diria mais: o Rio é caótico e tem uma lógica, um jeito gingado todo carioca de levar a vida que é uma barra de entender e engolir - daí vem a fama de folgados (eles) X workaholics estressados (nós, paulistanos) -, mas quem pode discordar que os caras moram numa cidade bonita e mágica, inspiradora? Alguém troca a baía de Guanabara pela Marginal Tietê? Só louco de jogar pedra! Hehehe... Eu escreveria mais, mais, esse lugar me inspira, me emociona... Então, pra acabar, só vou confessar pra quem quiser ler: toda vez em que eu chegou ao Rio pelo Santos Dumont, a silhueta da cidade vista lá do alto, eu choro, choro e sorrio ao mesmo tempo! Socorro, será que eu sou maluca ou só brega?! Hehehe...
Beijos!

Gemanfu disse...

Eh... o Rio de janeiro continua lindo. O que Deus deu eh perfeicao... mas o homem depois que se instalou SO FAZ CAGADA. Mais do que nunca: Neguinho EH FODA!

PS: "do outro lado da poça" tem o Rio versao light: Niteroi eh so alegria. Leio o Post recente do Viciado carioca

Anônimo disse...

Gemanfu, adorei ver no seu blog a admiração por minha querida cidade. A que para alguns só tem a melhor vista do Rio... Mas para quem aceita dar o bracinho a torcer... Há muitas coisas boas... Para mim:estar na praia em dez minutos ou vinte, morando em qualquer lugar da cidade...De bike... Ô DELÍCIA!!



Bjs
Malu