terça-feira, novembro 28

Max e o Sepultura

Passei boa parte do tempo vendo alguns videos da banda que foi minha favorita dos 13 aos 19 anos, mais ou menos. E ainda hoje, com 24, eu me arrepio e me sinto bem vendo o Sepultura de antigamente, da época do Chaos A.D., 1994, quando os urros do Max fluíam com facilidade e a energia da banda estava a mil, no auge. Pena que na adolescência as letras desse album não me influenciavam, assim como pouca coisa na época. Pô, as músicas do Chaos A.D. são atualíssimas, peguemos alguns trechos que me vêm à cabeça:

Territory:

"Choice control behind propaganda
Poor information TO MENAGE YOU ANGER
War for territory, war for territory"


Propaganda:

"You think you have the right to put me down
Propaganda hides your scum
Face to face you don't have a word to say
You got my way, now you have to pay
DON'T, DON'T BELIEVE WHAT YOU SEE
DON'T, DON'T BELIEVE WHAT YOU READ"


Refuse Resist:

"Chaos A.D, tanks on the streets
confronting police, bleedding the pleebs
RAGING CROWD, BURNING CARS
BLODSHEED STARTS, WHO'LL BE ALIVE?
Refuse/Resist"



Depois do Chaos A.D. veio o Roots, em 1995, e o Sepultura continuava arregaçando no palco. Pra gravarem o Roots, os caras passaram vários dias convivendo diretamente com a tribo Xavantes, no Mato Grosso do Sul, de onde trouxeram várias influências que foram utilizadas na músicas do album. Usaram berimbau, mostraram a Bahia nos clipes, rodas de capoeira, coisas bem Roots, bem brasileiras. O resultado dessa mistura toda foi o sucesso mundial destruidor por conta de músicas como Roots Bloody Roots, que o Moby tocou no show dele em São Paulo. Veja o que o contato com a raiz fez:

Roots Bloody Roots:

"I believe in our fate, WE DON'T NEED TO FAKE
It's all we wanna be, watch me freeeeeak
I SAY, WE'RE GROWING EVERY DAY
STRONGER IN EVERY WAY
I'll take you to a place, where we shall find our
ROOTS"

Attitude:

"WHAT WERE YOU THINKING? WHAT A WONDERFUL WORLD?
YOU'RE FULL OF SHIT
Leave it behind, they don't care if you cry, all is left is pain
Can you take it?"


Hoje, o Max tá mandando ver toda a criatividade dele no Soulfly, que eu não sou muito fã, ou um fâ em potencial, talvez. O Sepultura vai definhando a cada dia, infelizmente. Como fazem falta, juntos, Max, Igor, Andreas e Paulo. Será que conseguiremos vê-los juntos novamente? Eu estarei lá!

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa Alex, relembrar o que esses caras fizeram foi muito legal.Eles colocaram o Brasil no Mapa da música pesada. Venderam mais discos que a Madona em alguns paises na época do Roots. Merecem todo o nosso respeito. Vamos torcer para que eles se reunam e saiam por ai mostrando todo seu poder de fogo!!! Grande sepultura!!!

Rajan Alexxx disse...

É isso ae, Testudo.
"Sepultura in our hearts, can´t take away, these ROOTS will always ramains"

Felipe Sáles disse...

ô paulista pilantra! todo mundo sabe que seu negócio é sexo, darmin & axé music!
abraciones!

Rajan Alexxx disse...

carioca safado!
"porque eu sou brasileiroooo..."
uhauhaua

Anônimo disse...

pena que quando eu peguei o Sepultura já foi sem o Max. e hoje, claro, aquilo lá não é mais Sepultura.

Anônimo disse...

Que pena que vc não pegou, Daniel. O Sepultura nos áureos tempos era de uma energia inigualável. Se vc quiser ver, puxe uns videos no you tube
Abraços