quinta-feira, setembro 7

Um dia na Europa. No Brasil

Dizem que Campos do Jordão é a "Suiça Brasileira", "a mais européia das cidades paulistas" - bordões que, inclusive, eu já usei em algumas matérias. Quando estive pela primeira vez, em maio restrasado, achei tudo muito bacana, tudo muito legal. Agora, a trabalho, mudei um pouco de opinião.
Eu não sei porque toda essa influência européia na cidade. Quer dizer, fiquei sabendo agora: o motorista me disse que é por causa do clima, da localização em meio às montanhas. Deve ser. Mas daí à cidade não criar uma identidade própria e adotar um aspecto europeu, eu já não acho muito legal. Isso a torna artificial. Será que existe no Velho Continente uma cidade que se propõe a ser sul-americana?
Campos do Jordão parece uma cidade montada, como se fosse um brinquedo, daqueles que você tira da caixa, lê as instruções no papelzinho que vem junto e começa a montar. A imposição de tornar européia a arquitetura do município faz com que algumas casas e portais pareçam de plástico.
Por outro lado, Campos tem aspectos bem interessantes: organização, limpeza, bons hotéis e restaurantes. A harmonia com a natureza também é bem bacana. De acordo com o guia, é proibido desmatar para construir. Os imóveis só podem ser erguidos nas partes "peladas" dos morros. Até onde isso é respeitado, eu já não sei.

2 comentários:

Gemanfu disse...

Noa conheco Campos do Jordao. Mas achei muito engracada a sua descricao. Moro na franca ha tres anos e aqui nego chama a Suica de pais do Playmobil. Exatamente como vc descreveu CJ. Tudo limpo, organizado, ate arrumado demais, artificial demais... Parece o pais dos playmobils, como vc disse... eh so tirar do saco e ler as instrucoes. E o pior eh que Funciona hauhuha

Rajan Alexxx disse...

País dos playmobils é foda...hehehe