sexta-feira, junho 30

Consciência


Puts, acho que agora, ainda mais, eu passei a concordar com aquela frase que diz que "conhecer o passado é fundamental para se entender o presente". Talvez a frase não seja bem esta; acho até que não é; mas se realmente não for, ela tem este significado. Digo isso porque acabei de assistir ao quinto e último episódio do documentário "Histórias do Poder - 100 Anos de Política no Brasil", exibido pelo programa DOC Brasil, da TV Cultura.
O trabalho todo consiste no registro histórico da política brasileira, contado por meio de 70 entrevistas concedidas, basicamente, por seus mais importantes personagens nas últimas décadas. Pessoas como os presidentes José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique e Lula, seus principais ministros e secretários, o arquiteto Oscar Niemeyer, o jornalista Mino Carta, a atriz Fenanda Montenegro, dentre outros.
Diversos foram os temas que me fizeram pensar, refletir. Acho que a principal constatação, uma coisa clara, mas que muitas vezes nós não nos damos conta, é a de que as atitudes tomadas por aqueles caras que estão lá longe, em Brasília - aqueles caras que a gente só vê na tevê e nos jornais, que nos parecem tão distantes, que possuem um poder tremendo nas mãos, concedido pelo meu voto e pelo seu - afetam diretamente as nossas vidas. É um clichê, eu sei, mas é a mais pura verdade.
Gostaria de escrever um pouco daquilo que aprendi e pude concluir assistindo ao documentário. Escrever sobre a inflação (de onde veio, porque ocorre, que males ela traz, como os governos tentaram segurá-la, o preço que pagaram por isso, etc), sobre a cultura do voto nulo (a quem não interessa este tipo de manisfestação, a quase inexistência desta cultura no Brasil), sobre a dívida externa brasileira (como começou, como se agravou, suas consequências para o povo), mas já são 3h05 da madrugada e eu preciso dormir. Quem sabe não escrevo sobre tudo isto mais pra frente?
Porém, ficam aqui a sugestão do documentário "Histórias do Poder - 100 Anos de Política no Brasil" e a esperança simplistamente descrita de que todos, um dia, compreendam que somente a informação, o conhecimento histórico e a mudança de consciência poderão mudar o mundo.

Nenhum comentário: